Monóxido de carbono


Monóxido de Carbono, de fórmula CO, é um gás inflamável, incolor e inodoro. Essa última característica faz com que este gás seja altamente perigoso, ele é produzido pela queima incompleta de combustíveis fósseis como, por exemplo, lenha, carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene, óleo diesel, entre outros. 

Alerta: a cozinha é o local onde CO é constantemente produzido, através da queima de gás butano (gás de fogão). O mau funcionamento do exaustor em cozinhas abafadas faz com que a liberação dos gases para o exterior do ambiente fique mais difícil. 

Concentrações de monóxido de carbono abaixo de 400 ppm são consideradas baixas e acima deste valor são potencialmente mortais. Portanto, fique atento, a morte de pequenos animais domésticos pode ser um indício de perigo, neste caso procure um técnico para manutenção de seu aparelho. 

O fato de não possuir cheiro dá ao CO o apelido: assassino silencioso, afinal, já foram muitos casos de inalação e intoxicação imperceptíveis. Como o processo é lento, a vítima só se dá conta do ocorrido após altas doses inaladas. 

Efeitos da inalação de monóxido de carbono

Em pequenas quantidades pode causar enxaquecas, lentidão de raciocínio, irritação nos olhos e perda de habilidade manual. A inalação de níveis de CO mais elevada pode levar aos seguintes sintomas: náuseas, convulsões, perdas de consciência e, em situações mais graves, pode levar o indivíduo a óbito por asfixia. 




Fonte: Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculo do Leq

Benzeno Ou Benzina?

Avaliação dos Agentes Biológicos !