Curiosidades !


Explosão causada por pós.

Todos os pós, originários de substâncias orgânicas e de metais combustíveis desde que estejam em suspensão e em quantidade adequada no ar ambiente, poderão entrar em combustão em virtude de qualquer fonte de ignição, por menor que seja (uma centelha de um interruptor elétrico, por exemplo) ocorrendo uma explosão.

A ocorrência periódica em todo mundo, de grandes  incêndios envolvendo edifícios de fabricação, armazenagem  e manipulação de produtos pulverulentos, indica  a necessidade de uma revisão quanto ás características de armazenagem e emprego  desses produtos.

Prevenção contra explosão ocasionada por pó

O problema de proteção contra incêndios em instalações que produzem pós deve ser  resolvido por meio de:

Normas de armazenagem rígidas de modo a evitar  grande concentração de material,  além dos cuidados inerentes de isolamento de risco pela existência de corredores e afastamentos.

Edifícios construídos de material incombustível: com a preocupação de evitar o acumulo de pós (coletores de pós, que impeçam sua disseminação e ventilação geral exaustora e diluidora); com a eliminação de
 prováveis fontes de ignição e com instalação elétrica  à prova de explosão.

Emprego de paredes, portas e cortinas corta-fogo, de modo a confirmar o mais possível um principio de incêndio. Juntamente com essa providência , deve ser  previsto um sistema de combate a incêndio  com apreciável reserva de água, com hidrantes e chuveiros automáticos ou manuais distribuídos na área.

Finalmente, já que a premissa de que os primeiros minutos após a detecção de um incêndio são os mais importantes para o controle e a extinção do fogo, impõe-se a existência de serviço de vigilância conjugado a sistema de alarme com pessoal treinado e habilitado no manejo do equipamento especializado.






Fonte:  Higiene e Segurança do Trabalho / Ubirajara Mattos, Francisco
        Mósculo (orgs.). - Rio de Janeiro: Elsevier/Abepro, 2011.
        408 p. - (Abepro)   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculo do Leq

Benzeno Ou Benzina?

Avaliação dos Agentes Biológicos !